Estágios, Ligas e Monitoria (PID)

clip_image002

Departamento de Cirurgia – Serviço de Ortopedia

Estágios, Ligas e Monitoria

O que é monitoria ou PID (Programa de Iniciação a Docência)

A monitoria é aquando o aluno faz assistência as atividades do professor. Também conhecida como tirocínio, programa de iniciação a docência ou assistência de cátedra. Portanto a monitoria comporta atividades de auxílio no preparo e execução de aulas teóricas e praticas, preparo de provas entre outros.

Em resumo o monitor experimenta o dia-a-dia do que é ser um professor. É especialmente interessante para aqueles que pensam em carreira docente.

O Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA) é igual a monitoria, porém não há bolsa ao aluno.

A monitoria não aborda trabalhos científicos, os interessados nesse assunto devem entrar no PIC.

INSCRIÇÕES: próxima abertura de vagas em janeiro de 2014, veja o edital de 2013 – clique aqui.

.

O que é PIC – Programa de Iniciação Científica

Iniciação Científica é um programa que coloca os alunos em contato com grupos de pesquisa. Busca proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como a publicação de trabalhos científicos ou produção de material científico. O estudante pode desenvolver pesquisa com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa.

PIBIC foi o primeiro programa institucional criado para a Iniciação Científica. O Programa atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

INSCRIÇÕES para Iniciação Cientifica na UFPR: http://www.ic.ufpr.br/inscricao/

.

Estágio Eletivo

No 12º período os alunos podem fazer até quatro estágios optativos: sendo dois de 5 semanas e dois de 6 semanas, ou dois estágios optativos de onze semanas. Os estágios optativos podem ser realizados em outro hospital, dentro e fora do país.

Os estágios de 5 semanas possuem 200 horas e os de 6 semanas 240 horas.

Saber mais em: http://www.medicina.ufpr.br/internato.htm

Veja a proposta do estágio optativo de Ortopedia da UFPR: clique aqui.

IMPORTNATE: os estagiários devem baixar o arquivo, assinar e levar para aprovação do Professor Titular de Ortopedia, no sexto andar do prédio central do Hospital de Clínicas – UFPR.

.

Ligas Acadêmicas

Liga Acadêmica é uma associação civil livre, sem fins lucrativos, que atua em área específica do campo médico, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensinopesquisa e extensão 1.

A liga é um movimento de ensino do aluno para a Universidade. É o movimento oposto do conteúdo das disciplinas convencionais, que é preparado da Universidade para o aluno se graduar.

As ligas não são o suficiente para atingir a graduação, esse é um dever docente, mas elas são fundamentais para o aluno desenvolver habilidades em área especifica do seu curso, aprimorar capacidade de liderança e logística, aprender a organizar cursos e eventos.

A liga é criada e organizada por acadêmicos e coordenadas por professores e profissionais da área.

Para saber mais veja: 1 – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina. Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s