Estágios, Ligas e Monitoria (PID)

clip_image002

Departamento de Cirurgia – Serviço de Ortopedia

Estágios, Ligas e Monitoria

O que é monitoria ou PID (Programa de Iniciação a Docência)

A monitoria é aquando o aluno faz assistência as atividades do professor. Também conhecida como tirocínio, programa de iniciação a docência ou assistência de cátedra. Portanto a monitoria comporta atividades de auxílio no preparo e execução de aulas teóricas e praticas, preparo de provas entre outros.

Em resumo o monitor experimenta o dia-a-dia do que é ser um professor. É especialmente interessante para aqueles que pensam em carreira docente.

O Programa de Voluntariado Acadêmico (PVA) é igual a monitoria, porém não há bolsa ao aluno.

A monitoria não aborda trabalhos científicos, os interessados nesse assunto devem entrar no PIC.

INSCRIÇÕES: próxima abertura de vagas em janeiro de 2014, veja o edital de 2013 – clique aqui.

.

O que é PIC – Programa de Iniciação Científica

Iniciação Científica é um programa que coloca os alunos em contato com grupos de pesquisa. Busca proporcionar ao aluno, orientado por pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos científicos, bem como a publicação de trabalhos científicos ou produção de material científico. O estudante pode desenvolver pesquisa com bolsa oferecida pelas agências tradicionais de fomento à pesquisa. No entanto, pode também fazer sua pesquisa sem que lhe seja atribuída bolsa.

PIBIC foi o primeiro programa institucional criado para a Iniciação Científica. O Programa atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

INSCRIÇÕES para Iniciação Cientifica na UFPR: http://www.ic.ufpr.br/inscricao/

.

Estágio Eletivo

No 12º período os alunos podem fazer até quatro estágios optativos: sendo dois de 5 semanas e dois de 6 semanas, ou dois estágios optativos de onze semanas. Os estágios optativos podem ser realizados em outro hospital, dentro e fora do país.

Os estágios de 5 semanas possuem 200 horas e os de 6 semanas 240 horas.

Saber mais em: http://www.medicina.ufpr.br/internato.htm

Veja a proposta do estágio optativo de Ortopedia da UFPR: clique aqui.

IMPORTNATE: os estagiários devem baixar o arquivo, assinar e levar para aprovação do Professor Titular de Ortopedia, no sexto andar do prédio central do Hospital de Clínicas – UFPR.

.

Ligas Acadêmicas

Liga Acadêmica é uma associação civil livre, sem fins lucrativos, que atua em área específica do campo médico, por meio de atividades que atendam os princípios do tripé universitário de ensinopesquisa e extensão 1.

A liga é um movimento de ensino do aluno para a Universidade. É o movimento oposto do conteúdo das disciplinas convencionais, que é preparado da Universidade para o aluno se graduar.

As ligas não são o suficiente para atingir a graduação, esse é um dever docente, mas elas são fundamentais para o aluno desenvolver habilidades em área especifica do seu curso, aprimorar capacidade de liderança e logística, aprender a organizar cursos e eventos.

A liga é criada e organizada por acadêmicos e coordenadas por professores e profissionais da área.

Para saber mais veja: 1 – Associação Brasileira de Ligas Acadêmicas de Medicina. Diretrizes Nacionais em Ligas Acadêmicas de Medicina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s